Blog ArquitetoExpert

Motivos para Entrar num Coworking de Arquitetos

Um assunto que ainda não abordei muito aqui no Arquiteto Expert, apesar dos diversos pedidos de leitores, é a questão dos espaços de coworking, cada vez mais presentes no dia a dia urbano, principalmente entre os profissionais mais jovens.

O arquiteto parceiro Márcio Bartilotti, especialista em Gestão Empresarial e que desenvolve trabalhos voltados à promoção do crescimento profissional de arquitetos em ambiente colaborativo, escreveu o presente artigo em 2015, e achei interessante compartilhar estes dados com você, Expert!


trabalhando arquitetos coworking

Os espaços de coworking mais que dobraram nos últimos anos no Brasil. Em todo o mundo, entre 2014 e 2015, houve um crescimento de 36% desses espaços. Mais de 60% planejam expandir no próximo ano, e quase 80% esperam aumentar o número de coworkers.

Traduzindo estes dados, significa que a troca de informação e networking está aumentando de forma exponencial e isso pode ser o ponto de virada que sua carreira precisava!

Destacamos aqui alguns números de pesquisas recentes realizada pela Deskmag. São pesquisas mundiais, mas que refletem a realidade também aqui no Brasil.

1. 78% dos coworkers tem menos de 40 anos

As gerações Y e Z encontraram um ambiente mais descontraído e flexível que atende melhor a sua forma de trabalhar.

2. 92% estão satisfeitos com seus espaços nos coworking

A infraestrutura completa, aliada à flexibilidade de horários e despesas reduzidas, contribuem diretamente para poder trabalhar em um ambiente que atenda às necessidades básicas dos jovens profissionais.

3. 67% não pretendem sair

Resultado óbvio visto os benefícios agregados desses ambientes. Deixando claro que, pela satisfação dos espaços, dos que pretendem sair há um número significativo que planejam ampliar o próprio negócio e uma estação em coworking não será suficiente.

4. 91% interagem melhor com os outros depois do coworking

A descontração extrapola o ambiente de trabalho e amizades surgem de colegas. Esta interação amplifica o networking.

5. 68% dos coworkers afirmam que conseguem se concentrar mais no trabalho

A opção mais barata que os coworkings, o home-office, perde muito no quesito concentração. Por mais antagônico que esta afirmação possa parecer, em um ambiente coletivo há a escapatória da condição de penitência, onde a solidão leva a divagação e falta de concentração nos momentos necessários.

6. 90% estão mais confiantes

A confiança é resultado direto da qualidade do ambiente de trabalho, das trocas de informação e da saúde de forma geral. Quando se está em um ambiente profissional, receber clientes e tratar com eles inspira a confiança necessária para tratar de assuntos, muitas vezes, difíceis.

7. 50% dizem ter aumentado a receita

Novamente resultado do ambiente coletivo e profissional. O networking ajuda muito da divulgação do trabalho, formação de parcerias e até sociedades. Esta divulgação aumenta a quantidade de clientes que, consequentemente, aumentam a receita!

8. 60% estão mais relaxados em casa desde que começaram a trabalhar em um coworking

Trabalhando fora de casa, ao retornar após um dia produtivo e satisfatório, o lar se torna um santuário, onde é possível aproveitar de forma relaxada as horas de descanso.


Coworkings segmentados oferecem uma integração e troca ainda mais acentuadas.

As possibilidades de parcerias para conseguir trabalhos maiores e melhores, além da própria aprendizagem resultada pela troca de informações entre colegas, permite um fortalecimento da carreira destes profissionais.

Abaixo o infográfico original publicado pela Officevibe contendo 11 estatísticas (clique para ampliar).

infographic-coworking

That’s all folks!! Já diria o Pernalonga.

Até mais!

Paulo R. Mezzomo


Quer entender todos os detalhes de como empreender e gerir seu negócio da melhor forma e com foco na alta lucratividade?

Quer aprender a fazer sua captação de clientes, precificação dos projetos, marketing e tudo que envolve a gestão de um escritório de arquitetura, design de interiores ou engenharia civil?

Então clique aqui e conheça o meu livro impresso “Empreendedorismo e Gestão de Escritórios

Gostou? Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Respostas de 6

    1. Muito legal receber esse tipo de comentário, Victor! Mostra que estou no caminho certo. Pode crer que continuaremos. Sucesso, abraço!!

    1. Oi, Franciele! Qual é a sua cidade? Busque se informar. Caso realmente não haja algum oficialmente, você pode partir para outras formas de compartilhamento de escritórios, talvez fazendo parcerias com outros profissionais. Abraço!

  1. Descobri seu blog e tudo que tem nele preciso absorver e praticar. Obrigado pelas dicas e por ajudar na evolução das pessoas.

    1. Muito obrigado pelo comentário e por acompanhar meu trabalho, Neto! Estou aberto a sugestões de conteúdos. Grande abraço e bom proveito dos materiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.